O objetivo da fisioterapia neurológica é a recuperação das capacidades que foram perdidas, ou que se tornaram mais limitadas após a lesão. Dentro desse contexto, visamos a recuperação mais rápida possível das capacidades, e para isso nosso tratamento se baseia na Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, um abordagem desenvolvida nos Estados Unidos, cujo objetivo é tornar mais rápida e eficiente a recuperação das pessoas que estão realizando fisioterapia, em especial pessoas com lesões neurológicas.
Essa abordagem visa, através da estimulação adequada dos músculos e do sistema nervoso, tornar toda a recuperação mais rápida. O objetivo é, a cada sessão (que dura cerca de 1 hora), tornar uma ou duas ações motoras mais eficazes. Por exemplo, se a pessoa tem dificuldade em rolar na cama, os músculos são estimulados e o movimento é treinado, de forma que, após 30 minutos de tratamento, esse movimento esteja mais fácil de ser realizado. Outro exemplo é o levantar de sentado para de pé. Similarmente, os músculos são trabalhados, a postura corrigida e o movimento é treinado. Ao fim, a pessoa pode notar que ficou mais fácil realizar o movimento. É assim que funciona!
E o treinamento é dinâmico! Nada de ficar parado. Queremos que a pessoa se movimente, e é isso que ela deverá fazer. Evidentemente, tudo é feito de forma progressiva, de acordo com as condições de cada um. Porém, à medida em que ela possa se movimentar e fazer atividades, é isso que ela fará, pois é justamente o que queremos para que os músculos voltem a ter sua força, os movimentos recuperem sua coordenação e a pessoa volte a ter sua autonomia.
E quanto mais for treinado, mais rápida é a recuperação! Essas atividades podem ser realizadas diariamente, até mesmo mais de uma vez ao dia, de forma que a recuperação seja ainda mais acelerada! Além disso, são ensinados exercícios para que o treinamento continue mesmo quando o fisioterapeuta não estiver. E a família e acompanhantes são orientados, para ajudar nos exercícios e para saber como proporcionar segurança à pessoa em recuperação.
Um outro aspecto importante é que o ideal é se iniciar a fisioterapia logo após a lesão. Dessa forma, evita-se que os músculos fiquem fracos e previne-se problemas decorrentes da dificuldade de se mover (como úlceras de decúbito). Porém, pessoas que ficaram muito tempo paradas após a lesão e desejam iniciar a fisioterapia agora se beneficiam da mesma forma que aquelas que iniciaram logo após a lesão.
Portanto entre em contato conosco e inicie a fisioterapia agora! Quanto mais cedo começar o tratamento, mais cedo você obtém os benefícios!